top of page
  • Foto do escritorDeale Gear

Indústria 5.0





Enquanto a indústria 4.0 ainda não é uma realidade na maior parte do mundo, já surge outro conceito que pode ser apenas uma buzz-word ou pode representar uma tendência para as próximas décadas: a Indústria 5.0.

É inegável que a automação da indústria atingiu níveis impressionantes nos últimos anos. Muitas tarefas que antes eram executadas por pessoas, agora são feitas por máquinas automáticas e robôs. E não são apenas tarefas como fazer furos ou soldar peças, mas coisas como retirar amostras de produtos da linha de montagem e realizar a inspeção de qualidade. Tudo isso sendo feito sem a utilização de mão de obra humana. Os impactos dessa mudança já são sentidos nas grandes metrópoles, que antes eram consideradas como o centro das melhores oportunidades de emprego.

Há quem negue esse fato, afirmando que as máquinas não causam desemprego e que as pessoas encontrarão novas oportunidades em vagas de maior qualificação. Essa afirmação é válida para uma minoria dos trabalhadores, porque a grande parte não tem meios para se recolocar nessas vagas altamente qualificadas. Afinal, a tecnologia evolui muito mais rapidamente do que a capacidade da maioria das pessoas para se adaptar a essas mudanças.

Considerando essa situação e também as rápidas mudanças que vêm ocorrendo no mercado consumidor, surgiu o conceito de Indústria 5.0. A indústria 5.0 é a união da capacidade produtiva das máquinas à habilidade criativa das pessoas. O propósito dessa sinergia é criar produtos e serviços com alto grau de personalização, e até mesmo criar coisas que sejam realmente únicas e, portanto, de grande valor agregado.

Há mercado para isso, tanto no segmento de artigos de luxo quanto em produtos voltados ao amplo mercado consumidor. A questão é que as pessoas, independentemente da sua faixa de renda, gostam de produtos e serviços exclusivos. É uma espécie de retorno à era dos artesãos e artesãs.

Esses profissionais, que faziam tudo de forma manual, foram substituídos pelas máquinas da revolução industrial, que podiam produzir peças similares e em grande quantidade. Agora talvez seja o momento do seu retorno, realizando criações únicas, utilizando as novas tecnologias como ferramenta para suas criações.

O conceito de Indústria 5.0 é muito recente e ainda há um longo caminho a ser percorrido para que se torne uma realidade na vida das pessoas, mas já é uma possível solução para os empregos que possivelmente serão perdidos por causa da Indústria 4.0.

Esse é o efeito da criatividade humana, sempre criando novos produtos, serviços e também soluções para os problemas criados pela própria humanidade.


6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page