top of page
Praia de Botafogo

Oxygen

Oxygen é o nome que escolhemos para o nosso projeto. A razão disso é que ele está fundamentalmente ligado à questões sobre meio ambiente, mais especificamente com o segmento de energias renováveis. Atualmente há grande discussão muito ampla em torno de temas relacionados com o meio ambiente, com muitas pessoas afirmando, por exemplo, que há aquecimento global e outras negando isso. Nós acreditamos que de fato estejam ocorrendo mudanças climáticas e isso muitas vezes é percebido como aquecimento do planeta, enquanto em outros momentos é possível perceber uma inversão nas estações do ano, com frio no lugar de calor e vive versa. Mas a questão é que não queremos entrar em debates políticos e tão pouco concordar ou não com correntes científicas. O nosso propósito é estudar o assunto das energias renováveis, porque acreditamos que o futuro será o uso cada vez mais intenso de tecnologias movidas à eletricidade, e isso requer métodos de geração igualmente modernos.

Começaremos nossos estudos com a construção de um modelo em miniatura para o estudo de uma das melhores formas de geração de eletricidade atualmente disponíveis: uma hidrelétrica.

As hidrelétricas são capazes de produzir uma enorme quantidade de energia elétrica de forma relativamente limpa. Há impactos ambientais e sociais em função da criação do lago que armazena a água necessária para mover as turbinas. Também há impactos causados pelos processos industriais usados para criar todos os materiais usados em sua construção, como aço e cimento para a barragem, cobre para suas turbinas, e assim por diante. Mas toda a atividade humana tem impactos em algum nível, não há como evitar isso, então o que se pode fazer é optar por soluções que produzam um impacto menor.

O que impacta mais o meio ambiente e saúde das pessoas, uma usina hidrelétrica gerando energia a partir do ciclo da água ou uma usina térmica queimando algum combustível fóssil? A resposta é bastante óbvia.

O conceito usado como base para a criação das hidrelétricas é muito antigo e pode ser visto nesta imagem de uma roda d 'água. A água, geralmente de um riacho, move uma roda com pás que, por sua vez, movimenta um conjunto de engrenagens que realizam alguma tarefa, como moer grãos, por exemplo. Com o passar dos anos novas descobertas foram feitas, incluindo àquelas relacionadas com a eletricidade e os motores elétricos. Então foi apenas uma questão de unir um conceito a outro e criar um gerador de energia elétrica a partir do movimento natural da água.

motor_eletrico.jpg

Mas há uma pequena incorreção aqui. Muito embora tenhamos nos referido aos motores elétricos, para facilitar o entendimento, a realidade é que são usados os seus irmãos, os alternadores. Esses componentes fazem o trabalho oposto aos motores. Enquanto um motor recebe energia elétrica e a transforma em movimento, girando seu eixo, o alternador tem seu eixo girado por algum elemento, como a roda d ́água por exemplo, e então produz eletricidade. Este é o princípio mais básico das hidrelétricas. Pás gigantescas são movidas por uma enorme quantidade de água proveniente do reservatório. Ao serem movidas, elas giram o eixo de um imenso alternador que então produz uma corrente elétrica. Essa é a base do processo, mas há muitos outros detalhes. Pretendemos demonstrar esse processo em nosso protótipo.

Arquivos do Projeto

bottom of page